Muitos aprendizados.

Foi com grande interesse que meu filho Gustavo, de 7 anos, acompanhou toda a narrativa de “O Sumiço dos Ovos do Meu Quintal”. À medida que acompanhava atentamente o misterioso desaparecimento dos ovos, deliciava-se com as ilustrações (o gambazinho foi o seu favorito!) e aprendia, de forma leve, mas efetiva, importantes conceitos de ecologia e ética ambiental. Maria Gravina Ogata conseguiu, de forma lúdica e bela, trazer para os nossos pequenos momentos de rica diversão, e imersão em valiosos conceitos para a vida. Já estamos na terceira leitura, sempre com a mesma atenção, e a cada vez com novos aprendizados!

Ney Maron de Freitas

“A sua vivência, sonhos e sensações são generosamente compartilhados conosco, fazendo com que reflitamos sobre a importância da integração entre os povos.”

Teresa Lúcia Muricy de Abreu

História divertida, interessante e instrutiva.

“O Sumiço dos Ovos do Meu Quintal é um livro lindamente ilustrado. É um livro gostoso e divertido que certamente vai manter a atenção das crianças, enquanto vão recebendo informações importantes sobre alimentação e o equilíbrio do meio ambiente.”

Yara Gomide Gouveia

"Os samurais alagoanos e a bambina paulista é uma autobiografia familiar deliciosa de se ler. Viajei em tempo e espaços geográficos e compartilhando sentimentos de cada personagem, dores, alegrias, sustos de famílias que viveram na pele as diferenças culturais e momentos econômicos difíceis em diferentes países. Uma obra literária que recomendo, pois traz cultura e diversão."

Carla Chastinet - Escritora

Rica contribuição literária

"Belíssima e rica contribuição literária. A autora, com desprendimento e detalhes autobiográficos, relatados de forma simples, verdadeira e emocionante, em uma leitura leve e agradável, com exposição detalhada de sua própria experiência pessoal e de toda sua família, formada por pessoas de enorme garra e força de vontade. Um exemplo de vida para todas as gerações!"

Emannuel Silveira Mendonça

Amei, adorei, fantástico o seu livro. Creio ser um livro para ser inserido na história recente do Brasil. Você escreve com alma. Orgulho-me de ser seu amigo. Parabéns! Livro de gente grande. Sério. Leve. Histórico e denso. Muito denso. Identifiquei-me muito com meus antepassados italianos.
Maria: gratificante e fácil de ler! Gosto muito de ler biografias. Acho que você conseguiu, com maestria, usar a sua como pano de fundo para os movimentos sociais, migratórios, culturais, econômicos e outros aspectos mais. Fiquei encantado!
Marco Rossini - Escritor Comentários sobre o livro "As bambinas e os samurais brasileiros: uma saga migratória" (Literare Books International, 2022)


Através de um conto ensaio Maria Gravina Ogata nos relata, com a alma impregnada de emoção, a sua vida. Ao mergulhar no seu interior, revivendo o passado repleto de luzes e sombras, saí renovada para uma nova vida. Essa viagem interior e catártica, cujo intuito foi mostrar aos descendentes suas raízes, nos fornece um retrato da realidade da imigração italiana e japonesa no Brasil, legado importantíssimo, dado que a geógrafa descreve com precisão e naturalidade os fatos. Com uma narração peculiar, Maria nos deixa curiosos a seguir o fio do seu relato, suscitando o interesse até o final do livro. Parabéns, Maria Gravina Ogata, por nos dar um quadro histórico, político e social do Brasil, desde a época da imigração citada até nossos dias! Aconselharia todo estudante brasileiro, ou não, a lê-lo sem demora, pois irá enriquecer-se imensamente.

Eugênia Galeffi - Escritora, Doutora em Letras Neolatinas e especialista em Linguística Aplicada. Comentários sobre o livro "As bambinas e os samurais brasileiros: uma saga migratória" (Literare Books International, 2022)